10 Dicas para fazer Arroz Diferente

O arroz é um alimento muito versátil, que pode ser feito de inúmeros jeitos, pode ser feito no microondas, na pressão ou em apenas 5 minutos. Pode ser congelado e feito em grandes porções. Além disso, pode ter diversos sabores e cores, ser verde, laranja ou colorido. Confira as Dicas Quentes sobre o Arroz que separamos para vocês:

10 Dicas para fazer Arroz

Arroz cores e sabores


  • Para incrementar o arroz nosso do dia a dia podemos utilizar vegetais e temperos:
  • Quando estiver refogando o arroz, junte 1 xícara (chá) de ervilha fresca, adicione a água e deixe cozinhar. Quando secar a água do cozimento, junte 3 colheres (sopa) de queijo ralado, misture e deixe o arroz terminar o cozimento em seu próprio vapor. Polvilhe salsa picada e sirva a seguir.
  • Para fazer um arroz com laranja, rale uma cenoura, refogue com óleo e cebola, junte o arroz e refogue mais um pouco, depois faça normalmente.
  • Se quiser um arroz verde, no lugar da cenoura, você pode adicionar duas folhas de couve cortadas bem fininha.
  • Utilize a água de cozimento de carnes ou legumes como base para fazer o seu arroz.


Modos de cozinhar o Arroz

Fogão tradicional

Temos o modo tradicional, no fogão, 1 xícara de arroz para 2 xícaras de água (confira a receita), mas podemos fazer arroz de outras formas também, tais como:

No micro-ondas

Num refratário alto coloque 2 xícaras (chá)  de água e leve ao micro-ondas em potência alta por cerca de 7 minutos. Retire do forno, adicione o óleo, o arroz, o sal ou tempero de sua preferência e misture bem. Volte ao micro-ondas tampado em potência alta por cerca de 13 minutos. Misture e deixe em
tempo de espera de 6 minutos.

Arroz em apenas 5 minutos 

Lave o arroz e refogue. Coloque água fervente e deixe ferver por cinco minutos. Desligue o fogo, enrole a panela com folhas de jornal e em seguida amarre com uma toalha. Deixe a panela assim durante quinze minutos. Ao abrir, o arroz estará cozido e quente.

Na Panela de Pressão

Outra dica é fazer o arroz na panela de pressão, prepare-o normalmente e leve ao fogo com a panela fechada. Quando a panela começar a chiar, deixe no fogo por dois minutos. Espere esfriar um pouco para abrir.

Outras dicas infalíveis:

Arroz Soltinho

Depois que o arroz estiver pronto, faça um furo com um garfo e coloque dentro uma colher de sopa de vinagre. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais dois minutos. O arroz ficará mais soltinho.

Sobrou arroz, o que fazer?

  • Quando sobrar arroz, junte meia lata de milho verde, 1 colher (sopa) de manteiga e 1 colher (sopa) de salsa picada e aqueça.
  • Pode fazer também com cenoura ou qualquer legume que você tenha em casa, basta refogar bem o legume e temperá-lo e depois adicionar a sobras de arroz.
  • Faça bolinho de arroz, temos uma receita aqui.
  • Faça um arroz de forno (receita em breve).


VOCÊ SABIA?

Dá para congelar arroz

Mesmo que o arroz seja um alimento rápido de preparar, você pode congelá-lo. Para isso, cozinhe a quantia de arroz que você deseja e deixe esfriar. Distribua em potes com tampa, embale bem se necessário e etiqueta com data e nome do produto. Leve ao freezer. O arroz pode ser congelado por até três meses. Para descongelar, tire-o o do freezer e deixe na geladeira na véspera, no outro dia coloque numa panela e aqueça ou leve no microondas.

Dá para preparar arroz para semana

Outro jeito é preparar arroz para a semana. Você pode preparar uma porção de arroz para vários dias, refogando com bastante óleo, alho amassado e sal, até soltar da panela. Depois, guarde o arroz na geladeira num recipiente de plástico ou de vidro tampado. Retire da geladeira só a quantidade que você vai usar e cozinhe normalmente.

Mais dicas e receitas sobre Arroz
Receitas para o Jantar
Receitas de Sobremesa

Nenhum comentário